terça-feira, 15 de junho de 2010

DADAÍSMO


O Dadaísmo é uma revolucionária corrente artística que surge em 1916, na efervescência do Cabaret Voltairi, em Zurique, onde o escritor e diretor teatral Hugo Ball (1866-1927) e o poeta romeno Tristan Tzara (1896-1963) organizavam saraus, musicais e literários e exposições com o objetivo de construir uma ordem artística nova, com experiências sensorias distintas, que fossem além do universo de valores mercantilistas e contemplativos que orientavam a arte até então.

A palavra "dadá" não significa nada e, segundo contam, foi escolhida ao acaso. apesar disso, as lideranças do movimento investiram-na de caráter mítico indentificando-a com uma atidude vital oposta ao que a sociedade considerava artístico ou de bom gosto.

O Dadaismo esta baseado em dois pilares. Um deles: é o escãndalo, e a polêmica e a provocação contra todo o juízo estético pré-concebido; o outro a reinvidicação do acaso e da dimensão irracional da condiçao humana como componente essenciaias da criação, que acontece como uma descoberta, uma relação surpreendente jamais vista antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário