sexta-feira, 11 de junho de 2010

Giovanni Bragolin Bruno

Uma antiga coleção de quadros de crianças chorando, cujas gravuras foram impressas e vendidas aos milhares nas décadas de 60 a 80 por todo o Brasil, pode conter estranhas imagens escondidas, que são vistas apenas quando o quadro é observado com maior atenção e sob vários ângulos.

O alerta é de estudiosos que pesquisam os efeitos de mensagens subliminares contidas (ou encontradas) em diferentes obras de arte, como pinturas, músicas e filmes.

Os pesquisadores vêem também "algumas gotas de sangue que, num primeiro momento, aparentam ser sua manta se desfiando" e concluíram "depois de um apurado estudo anatômico, que seu antebraço esquerdo também estava deslocado, ou simplesmente fora de lugar. A mão e os dedos estão inchados e os cantos das unhas arroxeados, características comuns de membros necrosados."

Neste outro quadro, a imagem que surge seria a de um monstro engolindo o menino







Segundo os pesquisadores mencionados, neste caso, por exemplo, observando-se com atenção o pescoço da criança, percebe-se que, na verdade, existe uma mão que a está estrangulando.

O fato de a criança estar com a pupila, totalmente dilatada, apesar de haver luz no ambiente, é interpretado como evidência de que estaria morta ao ser retratada.

Esses quadros chamram muita atenção, pois nos leva para o lado sobrenatural. Gostei muito.

Um comentário:

  1. Apesar das fotos conter mensagens subliminares e alguns boato do pintor.
    As obras são extremamente fantásticas.

    ResponderExcluir